Buscar
  • Ministério de Comunicação

Responsabilidade consigo mesmo (Pastoral 19/01/2020)

“Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ENSINANDO - os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século” (Mateus 28:19-20)


Photo by Priscilla Du Preez on Unsplash

Ensinar é uma responsabilidade acima da condição humana. A Bíblia adverte que o cristão deve evitar ser um ensinador, visto que cada um deve cuidar de como “edifica”, pois a “obra de cada um vai ser julgada” (I Co. 3:13). Junto com a obra, o próprio “servo” vai ser julgado. Ele pode tanto receber galardão, como julgamento.

O Senhor nos envia para fazer discípulos e ensiná-los. O mestre não pode se responsabilizar apenas por transmitir conteúdos, ou seja, aquilo que está sendo ensinado. Mais que isso, ele também é responsável por aquele que está sendo ensinado. Cuidar de si é importante.

Cuidar do conteúdo que se ensina é tão importante quanto. O conteúdo do ensino cristão tem valor e consequências para além deste mundo, tanto para quem ouve como para quem ensina. O conteúdo é o distintivo do ensinador. Ele mostra quem verdadeiro e quem é falso ensinador. (II Tim. 2: 16-18).

O conteúdo ensinado faz com que o mestre seja coroado ou condenado diante de Deus. (II Tim 3:8). Maus ensinos e maus ensinadores devem ser igualmente rejeitados na Comunidade de Amor (II Tim. 3:8). Isto é tão importante que Deus dotou sua Igreja com o dom do Discernimento. (II Co 10:4) “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas”. Na verdade a igreja deveria ser intolerante com falsos ensinadores. “É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, por torpe ganância” (Tito 1: 11).


Em Cristo, o nosso Senhor e Mestre,

O seu irmão, pastor e amigo,

Eliezer Lourenço da Silva.

0 visualização

Av. Guaxenduba, 300 - Apicum, São Luís - MA,

CEP 65015-560, Brasil

(98) 3232-0762 / 98899-7575

©2020 by Primeira Igreja Batista de São Luís. Proudly created with Wix.com