Buscar
  • Ministério de Comunicação

O desafio de liderar um PGM (Pastoral 23/11/2020)

Donahue & Robinson, no livro Edificando uma Igreja de Grupos Pequenos, afirmam:

É no PGM que a igreja exerce o mais eficiente pastoreio, ou seja, o líder do PGM é o pastor de um grupo de pessoas que necessitam de cuidado. As pessoas magoadas devem receber apoio, oração e encorajamento. No PGM os participantes do Grupo assumem a responsabilidade uns pelos outros na Comunidade de Amor. As famílias necessitam de apoio, os doentes precisam de companhia e os pobres precisam de provisões. Também é verdade que para que uma pessoa possa devotar-se completamente a Cristo, precisa ser discipulada.

Quando o líder de um PGM tende a confiar em suas próprias forças, favorecendo ou o discipulado ou o cuidado, dependendo dos seus dons, talentos e personalidade, cai, invariavelmente, em um grande abismo.

As pessoas precisam de CUIDADO E DISCIPULADO. Cuidar e Discipular são: Ensinar, Unir, Pastorear e Nutrir. Destacar um e subestimar outro distorce a função, pastoral, que Deus quer que o líder de PGM exerça.

O grupo que se concentra principalmente no discipulado torna-se grupo de “ensino”. Os membros elaboram objetivos, memorizam textos bíblicos, estudam doutrinas centrais e se comprometem a crescer, mas não sabem como cuidar de alguém que sofre conflitos no casamento, de uma doença grave ou a perda do emprego.

O PGM que negligencia tanto o discipulado quanto o cuidado, seus membros sentem-se unidos, divertem-se planejando atividades e recebem os visitantes, mas não constroem relacionamentos profundos para sustentar a unidade; tem pouca ou nenhuma direção. Quando o PGM se concentra principalmente no cuidado, os membros se sentem amados e alimentados, mas raramente são desafiados ao crescimento espiritual.

O PGM onde o cuidado e o discipulado são exercidos e têm a mesma ênfase na vida dos seus membros, vive uma proposta do tipo “isso e aquilo”.

Queremos ser uma igreja de PGM’s que sejam zelosos no CUIDADO E no DISCIPULADO.

Em Cristo, o nosso Senhor e Mestre.

O seu irmão, pastor e amigo.

Eliezer Lourenço da Silva.

2 visualizações0 comentário

Av. Guaxenduba, 300 - Apicum, São Luís - MA,

CEP 65015-560, Brasil

(98) 3232-0762 / 98899-7575

©2020 by Primeira Igreja Batista de São Luís. Proudly created with Wix.com