Ministério de Comunicação
O desafio de liderar um PGM (Pastoral 23/11/2020)
Donahue & Robinson, no livro Edificando uma Igreja de Grupos Pequenos, afirmam:
É no PGM que a igreja exerce o mais eficiente pastoreio, ou seja, o líder do PGM é o pastor de um grupo de pessoas que necessitam de cuidado. As pessoas magoadas devem receber apoio, oração e encorajamento. No PGM os participantes do Grupo assumem a responsabilidade uns pelos outros na Comunidade de Amor. As famílias necessitam de apoio, os doentes precisam de companhia e os pobres precisam de provisões. Também é verdade que para que uma pessoa possa devotar-se completamente a Cristo, precisa ser discipulada.
Quando o líder de um PGM tende a confiar em suas próprias forças, favorecendo ou o discipulado ou o cuidado, dependendo dos seus dons, talentos e personalidade, cai, invariavelmente, em um grande abismo.
As pessoas precisam de CUIDADO E DISCIPULADO. Cuidar e Discipular são: Ensinar, Unir, Pastorear e Nutrir. Destacar um e subestimar outro distorce a função, pastoral, que Deus quer que o líder de PGM exerça.
O grupo que se concentra principalmente no discipulado torna-se grupo de “ensino”. Os membros elaboram objetivos, memorizam textos bíblicos, estudam doutrinas centrais e se comprometem a crescer, mas não sabem como cuidar de alguém que sofre conflitos no casamento, de uma doença grave ou a perda do emprego.
O PGM que negligencia tanto o discipulado quanto o cuidado, seus membros sentem-se unidos, divertem-se planejando atividades e recebem os visitantes, mas não constroem relacionamentos profundos para sustentar a unidade; tem pouca ou nenhuma direção. Quando o PGM se concentra principalmente no cuidado, os membros se sentem amados e alimentados, mas raramente são desafiados ao crescimento espiritual.
O PGM onde o cuidado e o discipulado são exercidos e têm a mesma ênfase na vida dos seus membros, vive uma proposta do tipo “isso e aquilo”.
Queremos ser uma igreja de PGM’s que sejam zelosos no CUIDADO E no DISCIPULADO.
Em Cristo, o nosso Senhor e Mestre.
O seu irmão, pastor e amigo.
Eliezer Lourenço da Silva.